Igreja Paroquial da Camacha

Foi o alvará régio de D. Pedro II, de 28 de Dezembro de 1676, que autorizou o bispo diocesano D. António Teles da Silva a criar esta paróquia. Esta apenas ficou definitivamente constituída no ano de 1680.

Gaspar Pinto Correia foi o primeiro pároco no período decorrido de 1680 a 1699, tendo-lhe imediatamente sucedido os padres Manuel Simão de Gouveia, António Gomes Germano e Manuel João Barreto, até meados do século XVIII. Desde a sua criação até o presente, 31 sacerdotes já exerceram funções paroquiais nesta freguesia, como párocos efectivos dela. O primitivo vencimento do vigário foi de 10.000 réis anuais, um moio e meio de trigo e uma pipa e meia de vinho, que, com o decorrer dos tempos e aumento do número de fogos, sofreu alguns acrescentamentos.

A sede da paróquia estabeleceu-se na capela da invocação de S. Lourenço tendo sido construída por Francisco Gonçalves Salgado. Nada sabemos acerca do ano e local em que se ergueu o pequeno templo, mas conjecturamos que não era no mesmo lugar onde depois se veio a erigir a actual igreja paroquial.

Há a vaga tradição de que no sítio dos Salgados existiu uma pequena ermida, lugar este que se acha ser o lugar onde se instalou a paróquia por ocasião da sua criação.

A primeira pedra para a construção da actual igreja foi lançada a 30 de Setembro de 1783.

Tinha esta paróquia uma escola oficial para cada sexo, sendo a do sexo masculino criada em 1862, e a do sexo feminino, por decreto de 12 de Agosto de 1914. A primeira, desde a sua criação, tem tido como professores Miguel Luiz Valério, Luiz Teixeira de Vasconcelos, Constâncio Figueira da Silva e Manuel de Jesus de Antas e Almeida. A primeira professora da escola do sexo feminino foi D. Maria das Mercês Lopes de Faria.

O Cemitério paroquial foi construído em 1856, por ocasião da epidemia colérica, em terreno para esse fim oferecido pelo Conde do Carvalhal, que era um dos maiores proprietários desta freguesia.


Descarregue aqui a APP GESAutarquia,

© 2023 Junta de Freguesia da Camacha. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede móvel/fixa nacional

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia